sexta-feira, 10 de maio de 2013

Para voar com energia ...

Depois de quase 2 meses ausente desta cozinha, volto com a vontade de voar e alcançar novos mundos ... metáforas metáforas.

Com um pouquinho de sorte (que já cá faltava) as coisas vão tomando forma, e aproveitando o facto de estar desempregada "fartei-me de chatear" o meu Centro de Emprego, para me arranjarem uma formação para tornar os meus dias mais cheios, tanto de conhecimento como entusiasmo, por sair de casa e fazer algo "útil" (hoje ando cheia de "" pois nem tudo é o que parece, e se disse que é para algo útil, não quer dizer que o curso tenha sido útil para a minha vida profissional, pois é um curso muito curto e limitado, mas quem sabe ...)
Então para quem não sabe eu explico ...
No Centro de Emprego de cada área, o desempregado que não seja contactado por ele ou não seja forçado a frequentar formações ou cortam-lhes o subsídio, pode pedir para entrar no módulo "Vida Activa" que permite ao formando frequentar formações em centros de formação que estejam ligados aos centro de empregos ... complicado? não, são só palavras, mas sim torna-se complicado conseguir entrar numa coisas dessas, primeiro porque os licenciados quase não tem como entrar nestas coisas, pois dão prioridade aos 9º anos, então os 9º anos são OBRIGADOS a frequentar uma formação que não querem ou não lhes interessa e os com 12º e licenciados não têm hipótese.
Assim aconteceu comigo. Fui ao centro de emprego ver o que podia fazer para estar mais activa e como sabem adoro cozinhar, fazer doces e pão, portanto pareceu-me interessante o Curso de Panificação e Pastelaria que o Centro de Emprego tem em parceria com o Centro de Formação Alimentar da Pontinha.
Pedi para me inscreverem (sim porque só se pode frequentar estes módulos vida activa se for o centro de emprego a inscrever o desempregado, não pode ser iniciativa nossa) e fiquei sentadinha (como quem diz) à espera de contacto, passado uma semana lá me ligaram para comparecer na Pontinha para uma sessão de esclarecimentos e eu feliz da vida pensando que I'M IN :D ... espera...
Na sessão de esclarecimentos disseram-nos que sim, seriamos subsidiados com refeição e transporte (e nós BOA;)), mas um senão, só pagam no final do curso :P
Então quer esta gente dar formação a desempregados (ou seja, aqueles que não têm dinheiro a mais para nada) para eles não estarem parados e aprenderem alguma coisa, e depois não lhes dão o transporte e alimentação quando têm que começar a formação? Houve muita gente descontente, até gente que estava interessadíssima no curso e não tendo como pagar transporte para se deslocar teve que declinar, e eles só diziam ... é assim que funcionamos!
Eu claro está inscrevi-me em dois cursos (fazendo uma ginástica descomunal para poder pagar o passe de 62euros ao qual eles só comparticipam com 42euros :S), o de Panificação e o de Pastelaria, pois os outros dois não me interessavam, e lá voltei para casa para ficar a aguardar o contacto do Centro da Pontinha ... e não chegou!
Assim depois de o curso começar recebo o telefonema da pontinha a perguntar-me se ainda estava interessada no curso, pois tinham havido desistências e como eu não tinha sido seleccionada por ser licenciada, poderia entrar no lugar dessas desistências.
Primeiro fiquei desiludida, depois furiosa, mas no final, o desejo de querer aprender e fazer algo útil com o meu tempo foi mais forte e ... FUI!!!
Posso dizer que adorei a experiência, o curso apesar de nada fazer pela vida profissional de uma pessoa sempre é uma maneira de aprender o básico no ramo da pastelaria e só fez com que ficasse com mais vontade de fazer a Panificação :)
Podia contar o que ocorreu ontem no Centro de Emprego, mas prefiro concentrar o resto deste post em coisas mais positivas ...

Por isto e por tudo o resto que se tem passado na nossa vida do Living2Cook aqui deixo um suminho docinho e portanto com muita energia para todos vocês :D

Sumo de Beterraba e Maça

Boas Energias ;)

2 comentários:

  1. Olá,
    Sem comentários a história do centro de emprego. Quanto ao batido, maravilhoso, que bela cor.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar